SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL TEM TRATAMENTO

DIAGNÓSTICO DEFICIÊNCIA DE CRESCIMENTO

31 de maio de 2011

ENDOCRINOLOGIA-NEUROENDOCRINOLOGIA: CRIANÇAS QUE DORMEM UM MENOR NÚMERO DE HORAS, PRINCIPALMENTE AS MENINAS,

QUE JÁ APRESENTAM UM PERCENTUAL DE GORDURA MAIOR QUE OS MENINOS ESTÃO MAIS PROPENSAS A SEREM OBESAS (SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, CENTRAL, VISCERAL).

Fez-se uma avaliação das crianças que têm menos horas de sono, ou seja, não dormem o número de horas suficientes e verificou-se um risco aumentado de se tornarem obesas. Apesar de dados recentes que sugerem que o aumento dramático da prevalência do sobrepeso e obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) em crianças e adolescentes atendidos durante as últimas três décadas chegaram a um nível em que as taxas são alarmantes. Concomitantemente com estes aumentos de peso foi uma redução no número de horas que as crianças dormem, levantando a hipótese de haver uma ligação entre o menor número de horas de sono e o aumento do peso (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral).
Várias análises recentes têm mostrado agora uma relação relativamente consistente entre menor duração do sono e aumento do risco de sobrepeso (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) na infância, particularmente em meninas pequenas. O objetivo desta avaliação foi verificar se a redução do número de horas de sono em crianças está associada com diferenças na composição corporal e o risco de excesso de peso (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral), definido como um índice de massa corporal (IMC) acima do normal. Foram avaliadas crianças entre 3 a 7 anos de idade, com suas medidas repetidas anualmente, incluindo absorciometria por dupla emissão de raios-X. A bioimpedância (impedância bioelétrica) foi usada para medir o IMC, massa gorda (kg) e massa sem gordura (kg), e a acelerometria foi usada para medir a atividade física e o número de horas do sono. Foi feito um questionário avaliando a ingestão de frutas e vegetais e alimentos não essenciais, horas na frente da televisão, e fatores familiares, incluindo IMC e educação materna, peso ao nascer e tabagismo durante a gravidez. Cada hora de dormir na faixa etária de 3 a 5 anos foi associada com uma redução no IMC de 0,48 e um risco de 0,39 menores de sobrepeso (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) na idade de 7 anos. Estas associações foram reforçadas pela nova adaptação para o IMC com a idade de três anos. As diferenças observadas nos IMC foram explicadas por diferenças no índice de massa gorda, mais do que por diferenças no índice de massa sem gordura, sugerindo os efeitos negativos sobre a composição corporal. As crianças que não dormem o suficiente têm um risco aumentado para excesso de peso (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral). 
Este ganho de peso é resultado do aumento da deposição de gordura em ambos os sexos, principalmente nas meninas, que já têm um percentual maior de gordura que os meninos, em vez de acumulação adicional de massa magra. No período de acompanhamento se sugeriu que a falta prolongada de sono em crianças pode afetar negativamente a saúde a longo prazo, de outras formas que contribuem diretamente para o sobrepeso e obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral). A maior prova, é a avaliação do prolongamento do sono sobre a mudança de peso. O problema é que atualmente não temos um instrumento de intervenção eficaz e reprodutivo. Avaliações futuras devem, portanto, explorar novos comportamentos e métodos para prolongar o número de horas de sono de crianças e adultos sem uso de medicamentos. Entretanto, deve-se aconselhar as pessoas que uma redução do número de horas de sono pode contribuir para a saúde a longo prazo em crianças e adultos obesos (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral). 

Dr. João Santos Caio Jr
Endocrinologista – Neuroendocrinologista 
CRM: 20611 

Dra Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia-Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais
:
1. Fez-se uma avaliação das crianças que têm menos horas de sono, ou seja, não dormem o número de horas suficientes e verificou-se um risco aumentado de se tornarem obesas...
http://queroemagrecermais.blogspot.com/

2. Várias análises recentes têm mostrado agora uma relação relativamente consistente entre menor duração do sono e aumento do risco de sobrepeso na infância, particularmente em meninas pequenas...
http://obesidadeinfantojuvenil2.blogspot.com/

3. As diferenças observadas nos IMC foram explicadas por diferenças no índice de massa gorda, mais do que por diferenças no índice de massa sem gordura, sugerindo os efeitos negativos sobre a composição corporal...
http://pesocontrolado.blogspot.com/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas:
Philippa J. Carter, do Ministério da Mulher e Saúde da Criança, Universidade de Otago, Dunedin, Nova Zelândia, e os colegas do Estilo de Vida, Atividade, Movimento e Bares (FLAMA); Francesco Cappuccio e Michelle P. A. Miller, da Universidade de Warwick, Warwick, Reino Unido; A Universidade de Otago, Saúde da Criança Research Foundation, da Nova Zelândia Heart Foundation, e legado do Reitor-AAW Jones Trust apoiou este estudo. BMJ . 2011; 342: d2712, d3306. 









Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com