SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL TEM TRATAMENTO

DIAGNÓSTICO DEFICIÊNCIA DE CRESCIMENTO

12 de junho de 2011

ENDOCRINOLOGIA-NEUROENDOCRINOLOGIA: A ARTE DA GUERRA CONTRA A OBESIDADE PARA MENINOS E MENINAS, POR UMA ESTRATÉGIA PERFEITA;

PRATICAMENTE EM QUALQUER ÁREA DE ATIVIDADE HUMANA EM QUE SE TRAVA UMA BATALHA ONDE SOMOS OBRIGADOS A VENCER CUSTE O QUE CUSTAR, “SUN TZU”, O MAIOR GENERAL CHINÊS QUE VIVEU NO SÉCULO IV AC., SE APLICA AO COMBATE FEROZ QUE TEMOS QUE ENFRENTAR CONTRA UM DOS MAIORES FLAGELOS DA HUMANIDADE NO SÉCULO XXI, ISTO É SOBREPESO,OBESIDADE,OBESIDADE ABDOMINAL.


Diversas áreas da atividade humana utilizam seus ensinamentos como regras e estratégias para vencer suas batalhas individuais e coletivas. Empresários, cientistas, escritores, filósofos, empreendedores, governos e seres mortais como nós. Vencer antes de lutar era uma das táticas ensinadas por “SUN TZU”, ou seja, não é nada mais do que prevenir para evitar as conseqüências que sempre terão. Comentaristas antigos e contemporâneos consideram SUN TZU o mestre na difícil técnica de bem dispor dos recursos para fazer face às dificuldades, isto na prática é cultivar a temperança para não se envolver em dificuldades como acontece com o sobrepeso, obesidade em suas diversas classificações. 
Este filósofo – estrategista é certo que extrapola a arte bélica, podendo repercutir nas realizações de todas as pessoas em geral: homens, mulheres, civis e militares, empregados e patrões, parlamentares e eleitores, professores e estudantes, ricos e pobres, religiosos e ateus, encontrarão nos escritos de SUN TZU indicações eficazes para situações de conflito. Hoje em dia vivemos em um exercício bélico de razões e contra razões. Ninguém deseja ser um perdedor, todos querem o sucesso, o êxito e, assim, parece ter muito a aprender com SUN TZU, que procura como vencer todas as batalhas. Será que temos prazer em ver nossos filhos de ambos os sexos serem motivos de chacota em sua escolas, ou seu grupo de coleguinhas, será que não conseguimos administrar a crise provocada por interesses econômicos que estimulam nossos filhos a se alimentarem adequadamente, evitando que arrastem por toda a sua vida um estigma adquirido na época ainda em que podíamos administrá-los adequadamente. 
Jamais se esqueça que a fase mais importante de qualquer indivíduo em desenvolvimento, ocorre entre os primeiros anos de vida até aos nove anos aproximadamente, e todas as pesquisas científicas focam no sentido que uma família onde o general e sua companheira possuem sobrepeso e obesidade, a chance de seus filhos os terem como exemplo e apresentarem o mesmo problema é quase uma certeza. Sabemos que as variantes que levarão ao sobrepeso e obesidade são praticamente incontáveis, pois vão desde problemas genéticos até estilo de vida familiar, entretanto é extremamente raro os problemas orgânicos bem administrados serem dominantes, ou seja, é perfeitamente possível ser administrado na maioria dos casos. 
Paremos para efetuar uma reflexão; qual é o sentido de nos dobrarmos a situações que podemos evitar, como o aporte de substâncias agradáveis, mais altamente engordativa como a oferecida pelas indústrias que fatalmente irão comprometer de forma muitas vezes irreversíveis a saúde de nossa família, onde além disto não é possível revogar a lei de oferta e de procura, que ocorre principalmente aos que acham que ser um gourmet intemperante é um MUST. Mais cedo ou mais tarde serão cobrados de nosso organismo os excessos de nossa tolerância irresponsável, e criaremos traumas em nossas proles, que não conseguiremos equacionar com psicólogos ou psiquiatras, que claro, são extremamente úteis de forma preventiva. Mais uma vez no caso do dia a dia o sobrepeso, a obesidade, a obesidade visceral, o gatilho do diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, e outras doenças extremamente graves, terão como os culpados desta derrota os Generais, como fala SUN TZU, que provavelmente somos nós mesmos em nossas famílias. Gostaria de acrescentar, em tempo, que as meninas terão um comprometimento mais intenso, pois a própria natureza da mulher envolve 15 % a mais de gordura, determinado geneticamente em comparação com o sexo masculino.

Dr. João Santos Caio Jr
Endocrinologista – Neuroendocrinologista
CRM: 20611

Dra Henriqueta V. Caio
Endocrinologia-Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. Menina geneticamente possui mais gordura que meninos...
http://queroemagrecermais.blogspot.com/

2. É frequente obesidade em meninas e meninos dominantes organicamente...
http://drcaiojr.site.med.br


3. A época critica para ambos os sexos o comprometimento psicológico até aproximadamente 9 anos de idade...
http://pesocontrolado.blogspot.com/


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
SUN TZU – GENERAL CHINES IV SÉCULO AC.,
TRADUÇÃO:HELOISA SARZANA PUGLIESSI
DR.MARIO PUGLIEZI
AUTORES: DR. JOÃO SANTOS CAIO JR,
DRA.HENRIQUETA V. CAIO









Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com


Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/


Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Creative Commons LicenseThis work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.